SECMA publica resultado do Conexão Cultural 4; mais 667 selecionados foram divulgados nesta segunda-feira

A Secretaria de Estado da Cultura (SECMA) divulgou, na manhã desta segunda-feira (26), mais 667 selecionados no edital Conexão Cultural 4, levando em consideração o item 13.2 do edital que dispõe sobre a disponibilidade orçamentária, garantindo assim o recurso a mais produções, além das 1.000 previstas no edital.

CONFIRA: RESULTADO DE SELEÇÃO – MAIS 667 SELECIONADOS DO CONEXÃO CULTURAL 4

Além disso, a SECMA publicou, neste domingo (25), errata do resultado final do edital Conexão Cultural 4. A errata pode ser conferida no banner do Credenciamento Cultural (lista CONEXÃO CULTURAL 04 – RESULTADOS), ou no link abaixo.

CONFIRA: ERRATA – RESULTADO FINAL DO EDITAL CONEXÃO CULTURAL 4

Cronologia

A SECMA divulgou, na última nesta sexta-feira, 23, o resultado final da quarta edição do edital Conexão Cultural. Foram selecionadas 1.000 produções artísticas inéditas, em vídeos, nas mais diversas modalidades culturais, que receberão o recurso de R$ 1.500,00.  A partir da publicação dos resultados, o artista deverá aguardar o recebimento do auxílio.A abertura de mais uma edição do Conexão Cultural foi divulgada pelo Governador Flavio Dino, no dia 3 de março, para compensar financeiramente a classe artística, uma vez que estão suspensos, via decreto estadual, a realização de festas, shows e qualquer outro tipo de evento público.  Ao todo, o edital recebeu 2.978 inscrições. O pagamento do auxílio será feito com recursos do tesouro estadual. Os repasses começam a ser realizados a partir da próxima segunda-feira, 26.

A análise de vídeo, última etapa do processo, teve como critério produções artísticas inéditas, em vídeo finalizado, para difusão em plataformas digitais de hospedagem aberta (como o YouTube, por exemplo), após a análise dos pedidos de reconsideração de propostas.

De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, o resultado veio após um árduo trabalho dos servidores da Secma, e da Comissão de Avaliação, na realização de análise documental, de recursos, análise de vídeos, pós-recursos, e finalmente, a aprovação final. O gestor considera que com isso, o governo do estado consegue ajudar muitas pessoas da classe artística, especialmente nesse momento difícil de pandemia. 

“Nós conseguimos lançar o resultado do edital Conexão Cultural 4, um edital que visa fomentar a produção cultural em tempos de pandemia, e com esse concurso de vídeo conseguimos contemplar inicialmente 1.000 selecionados. Mas temos ainda pessoas que passaram no edital e que não estavam dentro do número de vagas inicial. Então, estamos trabalhando para conseguir mais recursos e iremos chamar, pela ordem de classificação, à medida que formos conseguindo recursos, até o máximo que consigamos atender nesse momento difícil que sabemos que todos estão passando, principalmente a cultura por estar impedida de exercer a sua atividade cultural de forma plena, devido as restrições impostas pelas autoridades sanitárias, para que a gente possa combater o vírus. Esperamos que com isso possamos fazer com que esses profissionais da cultura possam ter recursos agora nesse momento tão difícil”, disse o secretário.

Comissão

Segundo o Presidente da Comissão de Seleção Artística do edital, Waldemir Nascimento, as mil produções artísticas selecionadas representam variadas linguagens, como, artes cênicas, literatura, artes visuais, dança, música, cultura popular, entre outros.

A Comissão foi formada por profissionais de renomado saber e conhecimento técnico nas mais diversas áreas artístico-culturais e para avaliar as propostas  levou em consideração itens como: portfólio das atrações, o ineditismo das propostas, a concepção artística, a criatividade e a relevância das propostas e a contribuição das atrações para difusão, valorização e preservação da cultura maranhense, com pontuações que vão de 0 a 100.

“Cerca de 240 proponentes entraram com recurso nessa última fase, de vídeo, então agora temos esse resultado que contemplou variadas modalidades artísticas com pontuações em ordem decrescente. Passamos pelo mérito artístico e fomos os mais democráticos possível nessa avaliação, que tem representantes em diversas categorias. Levamos em conta o mérito artístico dessas produções que vão chegar aos mais variados públicos, para que seja do agrado de todos”, disse Waldemir.

Edital pioneiro

O edital Conexão Cultural é uma medida pioneira do Governo do Estado do Maranhão, que foi criado para atender emergencialmente os fazedores e trabalhadores da cultura que infelizmente foram e ainda estão impedidos de executar os seus trabalhos por conta das medidas de restrição de combate ao coronavírus.

Os proponentes que não estão dentro das 1.000 produções previstas no edital poderão, eventualmente, ser selecionados à premiação, caso haja disponibilidade orçamentária.

Os proponentes interessados em saber o detalhamento da análise de sua proposta e a pontuação no edital, podem solicitar à Comissão de Seleção Artística pelo e-mail: comissaodeselecao@secma.ma.gov.br, informando no título do e-mail o número da inscrição ou através de ofício protocolado na Secma.

Contatos

contatos

(98) 98576-5783 (Whatsapp)
Email: ascomculturama@gmail.com

Links Úteis
Localização

localização