Memória Republicana realiza programação especial para a 20ª Semana Nacional de Museus

13/05/2022

 

A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) vai abrir sua programação para a 20ª Semana Nacional de Museus nesta segunda-feira (16), às 15h. Até sexta-feira (22), o museu da FMRB irá realizar visitas guiadas para escolas, seminário e ações educativas com o tema “O poder dos museus”.  

 

A Semana de Museus é uma ação realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) a fim de movimentar, promover e valorizar os museus em todo o país.  

 

De acordo com o presidente da FMRB e secretário estadual da Cultura, Paulo Victor, o objetivo da Fundação é reabrir as portas para o grande público.  

 

“Esta é a primeira Semana de Museus que estamos realizando depois dos períodos mais críticos da pandemia. Agora, voltamos a receber escolas e abrir nossas portas para o público geral retomar o gosto pelo museu”, destacou.  

 

A abertura será com o seminário “O poder das ações educacionais e a pesquisa nos museus”, que será conduzido pelo diretor do museu Casa Histórica de Alcântara, Paulo Melo. No mesmo dia, estudantes de escolas públicas serão recebidos para uma visita pelo museu da FMRB.  

 

As visitas guiadas seguem acontecendo ao longo de toda semana, com exibição do minidocumentário “O Poder dos Museus”. Entre as novidades do acervo permanente está a exposição “Moedas do Brasil”, que reconstitui a história de todas as moedas oficiais utilizadas em território nacional.  

 

O público também poderá conhecer a “Vida e Obra do padre Antônio Vieira” a partir da mostra de edições raras dos “Sermões”, que reúnem os textos pregados pelo ilustre jesuíta português. Antônio Vieira foi superior da Companhia de Jesus no Grão-Pará e Maranhão entre 1653 e 1661, tendo realizado o sermão da inauguração da antiga igreja das Mercês, em São Luís, em 1654.  

 

Além de receber estudantes, o museu permanecerá aberto ao longo de toda a semana para o público em geral, na segunda-feira, das 13h às 18h, de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e no sábado, das 8h às 12h.