Profissionais de bibliotecas e faróis do saber recebem capacitação

Atividade faz parte do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e acontece até dia 27 de maio

24/05/2022

 

Bibliotecários, gestores, auxiliares, além de secretários de educação, estão participando, desde ontem, 23, da Formação Presencial para Profissionais de Bibliotecas Públicas Municipais e Faróis do Saber do Maranhão, realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite/Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Até o dia 27, cerca de 70 profissionais de 35 municípios maranhenses passarão por uma capacitação com foco da melhoria da qualidade dos serviços prestados à população usuária desses serviços. 

A formação presencial tem carga horária de 40 horas, e é a primeira do ano em São Luís. No segundo semestre está prevista outra ação dessas, desta vez em algum município da região tocantina. 

“Essa formação é para que se consiga dinamizar e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelas bibliotecas públicas e faróis do saber no estado do Maranhão, Serviços esses, que incluem organização, ações de incentivo à leitura, diversidade de atividades, colocando para que esses profisionais desenvolvam um trabalho voltado para a comunidade. Lembrando que tanto as bibliotecsa quanto os faróis, são equipamentos culturais que devem acolher, cuidar da população”, disse Aline Nascimento, gestora da Biblioteca Pública Benedito Leite.

Para o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor, a transformação e o compartilhamento do conhecimento passa por esse tipo de formação. “É interessante que o saber seja compartilhado. E o profissional que recebe esse público das bibliotecas, dos faróis, precisa estar preparado, capacitado para prestar um serviço com qualidade, a toda a comunidade que procura os serviços desses equipamentos culturais”, disse o secretário.

Segundo Aline, a capacitação é uma função do Sistema Estadal das Biliotecas do Maranhão, que foi institucionalizado em 2017. “E essa formação está sendo na sede da Biblioteca (Praça do Panteon, Centro), que tem toda a estrutura para receber esses profissionais, sendo referência dentre as bibliotecas públicas”, disse a gestora.  

 

Programação

As atividades acontecem nos turnos da manhã e tarde e estão distribuidas em momento literário, palestras, visita orientada por setores da Biblioteca, mesa de diálogo, e abordagem de assuntos como: direito autoral no Maranhão, dinamização de bibliotecas, serviço de processamento técnico, automação de bibliotecas, serviço de referência, entre outros. 

O encerramento será com entrega de certificados, iniciando com momento literário às 9h, do dia 27, na Biblioteca Infantil e Juvenil Viriato Correia.