“Lendo a Literatura Infantil” terá 3 dias de atividades na BPBL
Programação será de 18 a 20 de abril e terá várias ações voltadas para o público infantil em homenagem ao mês da literatura infantil

No mês da literatura infantil, a Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite vai realizar o projeto Lendo a Literatura Infantil nos dias 18, 19 e 20 de abril, na sede da instituição. Serão três dias de imersão no universo da literatura infantil com várias atividades e convidados especiais.
O projeto acontece desde o ano de 2015, sempre no mês de abril, em função de ser o mês da literatura infatntil. No dia 2 de abril comemora-se o Dia Internacional do Livro Fnantil, em homenagem ao aniversário de Hans Christian Andersen, considerado o primeiro escritor moderno de contos de fadas. E no dia 18 de abril, é o Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu nesse dia.
“Celebrando essas datas e para incentivar o gosto pela leitura nos mais jovens, nas crianças e adolescentes, a gente desevolve essa programação que tem como público alvo estudantes da educação infantil e do ensino fundamental. Toda programação é aberta ao público, mas como temos um número limitado de vagas, nós agendamos as escolas para que possam vir em grupos para participar da programação. Nós trabalhamos comm agendamento, mas isso não quer dizer que as pessoas da comunidade que não venham com grupos, não possam vir. Podem vir que serão muito bem vindas”, disse Aline Nascimento, diretora Biblioteca Pública Benedito Leite.
Toda a programação ocorrerá na Bibliioteca Pública, na Praça Deodoro. No dia 18, das 9h às 11h, será destinada para crianças com deficiência, que já foram agendadas, mas é aberta ao público. Segundo Aline Nascimento, a manhã será de leitura inclusiva feita pela equipe da Biblioteca, em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos (é a que distribui a maior quantidade de livros em Braille do Brasil), e com outras instituições, a exemplo da Rede de Bibliotecas Ilha Literária.
No mesmo dia, às 14h, acontece a abertura do evento que terá atividades que incluem Roda de Leitura; Contação de Histórias; Conversa corn a escritora Andrea Oliveira, sobre o livro “Maria Firmina: uma menina abolicionista”; Oficina de criação artística e um Tour pela Biblioteca.
A participação de escritores maranhenses, aliás, é uma das novidades desta edição do projeto. “Vamos ter uma programação muito diversificada, instrutiva, lúdica totalmente voltada para o incentivo à leitura, para o acesso ao livro. A cada dia da programação teremos um escritor maranhense de literatura infantil para conversar com as nossas crianças. Nossa literatura infantil maranhense está crescendo muito. A abertura vai ser com a Andrea Oliveira, que lançou recentemente o livro sobre Maria Firmina dos Reis, e é uma oportunidade de falarmos com as crianças sobre essa romancista no ano do seu bicentenário”, comentou Aline. Além de Andrea Oliveira, participam do projeto as escritoras Virginia Ferreira e Marcia Montenegro.
O projeto também vai colocar à disposição da comunidade o seu acervo de literatura infantil. A Biblioteca Infantil é uma das maiores do Brasil com mais de 10 mil livros.
Confira a programação:
18 de abril
Das 9 às 11h
Oficina de Leitura inclusiva (Rede de Leitura Inclusiva – Fundação Dorina Nowill, Rede de Bibliotecas Ilha Literária e vários parceiros)
Das 14h às 17h
Abertura
Roda de Leitura
Contação de histórias
Conversa corn a escritora Andrea Oliveira sobre o livro “Maria Firmina: uma menina abolicionista”
Oficina de criação artística
Tour pela BPBL
19 de abril
Das 8h30 às 11h
Recepção
Roda de Leilura
Contação de Histórias
Conversa com a escritora Virginia Ferreira sobre o livro “Uma viagem pela lha encantada”, de sua autona e de Luciana Simões
Oficina de criação artística
Tour pela BPBL
20 de abril
Das 14h às 17h
Recepção
Roda de Leitura
Contação de histórias
Conversa corn a escritora Márcia Montenegro sobre os livros: “O valor de cada um”, “De todas as formas”, e “Ciranda das Letras”, todos de sua autoria
Oficina de criação artística
Tour pela BPBL
Encerramento