Teatro Arthur Azevedo faz ciclo formativo sobre caixa cênica

Divididos em 4 módulos, ciclo chega ao fim neste sábado, 25, como parte da programação pelo Dia Mundial do Teatro

23/03/2023

 

Em comemoração ao Dia Mundial do Teatro (27), o Teatro Arthur Azevedo está com uma programação especial alusiva à data, com o  entreATO, ciclo de formação complementar em artes cênicas, iniciado no começo da semana. O entreAto visa promover ações artístico-pedagógicas, nas quais os participantes possam experimentar as mais diversas metodologias de criação cênica.  

O ciclo foi dividido em 4 módulos. Nesta sexta-feira, 24, encerra-se o Módulo II, que trata sobre os equipamentos de luz. No sábado, 25, acontecem os Módulos III, Árvore Mangueira: Memória e corpo-brincante, com o Grupo Cena Aberta (MA); e o Módulo IV, O Teatro de Xama - Construção de cena, com o grupo Xama Teatro (MA).

De acordo com a coordenação do Ciclo, a ideia é aproximar as pessoas cada vez mais de tudo que tem por trás da cena teatral. “Às vezes a pessoa chega no teatro vê aquele espetáculo lindo, mas não sabe como a gente chega até ele. E aí, a gente convida, nesse Ciclo dividido em 4 módulos, a pensar, a desvendar a nossa caixa cênica, a desmontar e remontar ela, alguns aspectos sobre iluminação e dois módulos destinados à arte do corpo”, disse Victor  Silper, diretor do Teatro.

Matheus Cavalcante é estudante de Direito e estagiário do Teatro que está participando da oficina. Para ele, esse projeto é de uma importância muito grande, pois muitos veem a beleza do espetáculo, mas pouco se sabe do que acontece por trás da cortina. “A gente está tendo a oportunidade de ver como é montada e desmontada a caixa cênica, que é o espaço do palco, enfim está sendo muito enriquecedor, e  não estou conseguindo expressar o quão mágico está sendo a experiência”.

De acordo com Victor  Silper, é provável que outras edições desse Ciclo sejam realizadas, como parte de uma política pública de formação, inclusive para outras cidades do estado.  

“A adesão foi muito boa, com turmas de mais de 20 pessoas. Pretendemos  fazer esse ciclo mais vezes, porque entendemos isso como uma política pública de formação e que as  pessoas, de alguma forma, vão conseguir aplicar em seus trabalhos pessoais. A gente acredita que  conhecendo a cena do teatro, usando essa casa cultural como uma casa também de ensino, a gente acaba somando forças para a economia criativa”, disse o diretor do TAA.

Módulo II

Oficina Iluminotécnica: conhecendo os equipamentos básicos de luz

Quinta e Sexta - 14h às 17h

Módulo III

Árvore Mangueira: Memória e corpo-brincante, com Grupo Cena Aberta (MA)

Sábado - 9h às 12h

Módulo IV

O Teatro de Xama - Construção de cena, com o grupo Xama Teatro (MA)

Sábado - 14h às 17h