Secma lança edital “A Casa é Nossa”

Documento disponibiliza seleção para ocupação de salas do Teatro Arthur Azevedo para artistas. As inscrições serão de 7 a 27 de março deste ano

25/02/2022

Qual artista não gostaria de ter um espaço adequado e gratuito para dar vazão às suas ideias, o processo de construção dos seus projetos e ensaios de seus trabalhos artísticos? Pensando nisso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, lançou a segunda edição do edital “A Casa é Nossa”, que disponibiliza salas do Teatro Arthur Azevedo para artistas e grupos pelo período de 2 meses, renováveis por mais 2. Ao todo, 13 propostas serão contempladas.

As inscrições iniciam às 8h do dia 7 de março e ficam abertas até as 18h do dia  27 do mesmo mês. Poderão ser feitas por preenchimento de formulário divulgado nas redes sociais do teatro e no endereço eletrônico https://bit.ly/acasaenossataa20221.

De acordo com o edital, serão disponibilizados os espaços: Salão Versátil, Sala de Dança e Sala do Coro, em horários dispostos no edital. Com isso, pretende-se contribuir para o fortalecimento do cenário artístico-cultural do Estado; Estimular uma nova compreensão da população acerca da apropriação do espaço público por meio da arte; Possibilitar a criação de produtos e reflexões sobre arte e cultura, bem como a fruição,  experimentação, pesquisa artístico-cultural em ações culturais do Estado; e sistematizar o processo de autorização de uso das Salas do Teatro Arthur Azevedo.

“Fizemos esse edital no ano passado e mais uma vez estamos disponibilizando esses espaços como forma de fomentar o fazer cultural e com isso, ajudando a fortalecer o cenário artístico do nosso Estado, bem como as produções culturais que precisam  desse cuidado do poder público”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso. 

Para a diretora do Teatro Arthur Azevedo, Bianka Marques, o edital “A Casa é Nossa”, desde o ano passado, tem sido uma oportunidade para que vários grupos tenham espaço adequado para ensaio. “Mais que isso, é uma forma para que os grupos tenham acesso ao teatro e vivenciem a beleza e riqueza que é nossa casa. Como contrapartida, cada grupo que for selecionado apresentará um pouco do seu trabalho para a comunidade, então, é também um incentivo para que o trabalho do artista maranhense seja conhecido e valorizado”.

Serão analisadas propostas de pessoas físicas e jurídicas. Cada proponente poderá inscrever somente uma proposta de trabalho. Serão contemplados artistas individuais ou coletivo com propostas sem fins lucrativos, sediados em São Luís ou outras cidades do estado do Maranhão, atendendo ao número de até 20 pessoas por grupo.

O edital, lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (SECMA), será administrado pelo Teatro Arthur Azevedo e está disponível no perfil do Teatro no Instagram @teatroarthurazevedooficial e no site da SECMA.