SECMA e ConsecMA preparam novo processo eleitoral para biênio 2022-2024 do conselho

21/02/2022

Novas eleições estão sendo preparadas para escolha de representantes da cultura maranhense. A Secretaria de Estado da Cultura convoca novo pleito, obedecendo às diretrizes do regimento eleitoral. O processo para a realização do evento foi retomado e deve ocorrer na cidade de Caxias, no dia 30 de abril.

Toda a execução do processo eleitoral contará, ainda, com fóruns de cultura, que serão realizados nas mesorregiões do estado antes da votação em Caxias. As cidades de Grajaú, Balsas, Imperatriz, Codó, Pinheiro e São Luís sediarão os fóruns, de caráter mobilizador, para abril. O processo eleitoral do Conselho Estadual de Cultura tem apoio irrestrito da Secretaria de Estado da Cultura (SECMA). A secretaria tem como atribuição, além de convocar as eleições, formar a comissão eleitoral estadual.

Para o secretário Anderson Lindoso, o Conselho Estadual de Cultura deu novas diretrizes para a cultura maranhense desde a sua criação. “O Conselho existe para que possamos, juntamente aos representantes culturais e da sociedade civil, traçar parâmetros que viabilizem ações culturais para todo o estado. Para nós, a renovação dos membros a cada biênio é fundamental para a conjunção e o debate, pois há também a renovação de ideias que podem ser alinhadas com as já existentes”, reforçou o secretário.

Vanessa Leite, representante da administração pública estadual na comissão, destaca os obstáculos superados para a realização da eleição em abril. “A questão pandêmica afetou diretamente o processo eleitoral, mas agora nos sentimos confiantes em realizar os fóruns e as eleições, com toda a lisura prevista e com o compromisso de escolher bons representantes”, disse.

A eleição dos novos membros do Conselho Estadual de Cultura acontece a cada dois anos e escolhe vinte membros titulares e vinte membros suplentes representantes dos artistas, produtores culturais, entidades culturais e congêneres, para compor o ConsecMA.