São Luís recebe a Exposição “Curriculum”, no Museu Casa de Nhozinho

A mostra retrata obras de 32 profissionais de países como Argentina, Equador e Chile e celebra a arquitetura produzida na América Latina

4/06/2025

A exposição internacional “Curriculum: Aprendizagem e Experiência na Espanha da Nova Arquitetura Latino-americana” chega a São Luís para compor as comemorações dos 23 anos do Museu Casa de Nhozinho.  A abertura será no dia 7 de junho, às 17 horas, e contará com uma visita guiada.

Para a Mesa de Abertura estão confirmadas as presenças  do Conselheiro Cultural da Embaixada no Brasil, José Miguel de Lara;  Odilo Almeida, Presidente do Instituto de Arquitetura do Brasil (IAB Nacional); Virgínia Egito,  Diretora Cultural do IAB Maranhão; e João Marcos Oliveira, Diretor do Museu Casa de Nhozinho.

A mostra retrata obras de 32 profissionais de países como Argentina, Equador e Chile e celebra a arquitetura produzida na América Latina. A vinda da exposição ao país é resultado de um convênio entre a Universidade de Navarra (UNAV) e a Federação Pan-americana de Associações de Arquitetos (FPAA), que viabilizou a parceria entre o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Universidade de Navarra (UNAV) e a Embaixada da Espanha no Brasil.

Curriculum” destaca o papel das entidades de classe na promoção do conhecimento e na construção de uma rede global que vê a arquitetura como um vetor de transformação social. Segundo o Instituto de Arquitetura do Brasil, a mostra não só evidencia projetos de arquitetos latino-americanos, mas também promove a reflexão sobre o impacto do intercâmbio acadêmico-institucional na formação de profissionais preparados para enfrentar desafios urbanos contemporâneos.

A exposição propõe uma leitura contemporânea da produção arquitetônica de profissionais dos países citados. A abertura da exposição no Brasil foi em Brasília (DF), em abril deste ano. 

Após São Luís, será exibida na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. 

O público poderá conferir as obras até o dia 17 de julho, no Museu Casa de Nhozinho, situado à Rua Portugal, 185, Praia Grande.

Serviço

O quê: Abertura da Exposição “Curriculum”

Quando: 7 de junho, às 17h

Onde: Museu Casa de Nhozinho (Rua Portugal, Praia Grande)

Entrada franca