Projeto Vivendo o Teatro recebe a oficina “Ser, Querer Ser Ator” entre os dias 15 e 18 de dezembro

Iniciativa do TAA, o Vivendo o Teatro propõe um mergulho profundo no fazer teatral, suas técnicas, suas linguagens, seus processos e suas potências

Acessar fotos
12/12/2025

O Teatro Arthur Azevedo lança o Projeto Vivendo o Teatro, uma iniciativa formativa que promove oficinas, debates e experiências práticas voltadas ao fortalecimento da arte cênica no Maranhão. De 15 a 18 de dezembro, das 14h às 16h, o projeto recebe a oficina “Ser, Querer Ser Ator”, conduzida pelo diretor internacionalmente reconhecido Gerald Thomas.

Mais do que um programa de capacitação, Vivendo o Teatro propõe um mergulho profundo no fazer teatral, suas técnicas, suas linguagens, seus processos e suas potências. A iniciativa contempla ações formativas com nomes de referência no Maranhão, no Brasil e no mundo, valorizando tanto a tradição quanto a contemporaneidade da arte cênica.

É nesse contexto de valorização da formação teatral que o Projeto Vivendo o Teatro recebe a oficina “Ser, Querer Ser Ator”, conduzida por um dos diretores mais influentes da cena contemporânea: Gerald Thomas.

Com uma trajetória marcada por mais de 53 anos de prática teatral, 120 produções realizadas em 15 países e mais de quatro décadas dedicadas ao Brasil, Gerald Thomas é reconhecido mundialmente por sua estética singular, seu pensamento crítico e sua contribuição determinante para a vanguarda teatral. Ao longo de sua carreira, dirigiu grandes nomes como Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Gal Costa, Marco Nanini e tantas outras figuras monumentais das artes cênicas.

A oficina parte de uma provocação essencial: “ser” ator é “querer ser”. Gerald conduz os participantes a refletirem sobre interpretação, representação, linguagem, comportamento humano e propósito artístico. Para ele, o ator é um observador da humanidade — de seus ecos, sons, contradições, comportamentos e movimentos sociais — e sua função vai muito além de imitar estereótipos: o ator é, antes de tudo, um revolucionário, alguém capaz de compreender o mundo para traduzi-lo em corpo, voz e presença cênica.

Ao longo da experiência, os participantes são convidados a investigar a formação artística como investigação das humanidades; o comportamento como matéria-prima da interpretação; a busca por uma proposta estética própria; os desafios éticos e sociais do ofício; os métodos possíveis (e impossíveis) do trabalho do ator, sem a limitação do “método único”.

Com um discurso que atravessa filosofia, política, história e estética, Gerald Thomas instiga o ator a assumir o palco como espaço de risco, liberdade e pensamento. Seu trabalho dialoga com mestres como Beckett, Brecht, Grotowski, Kazuo Ohno, Peter Brook, Victor Garcia, Julian Beck, Bob Wilson e tantos outros que moldaram o teatro do século XX e XXI.

O projeto é uma realização do Governo do Maranhão, Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Teatro Arthur Azevedo.

Serviço

O quê: Projeto Vivendo o Teatro recebe a oficina “Ser, Querer Ser Ator”, de Gerald Thomas

Quando: 15 a 18 de dezembro, das 14h às 16h

Onde: Teatro Arthur Azevedo — R. do Sol, S/n - Centro, São Luís - MA, 65010-120

Quanto: Inscrições encerradas

 

Por Júlio C.

Ascom Secma