Programação da Semana de Museus vai até dezembro em equipamentos culturais da Secma

22/09/2023

Ainda não prestigiou a programação dos museus maranhenses na Primavera dos Museus? A 17º edição do evento, que ocorre anualmente durante o início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil,  vai até o dia 24 de setembro (domingo), com o tema “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, oferecendo oportunidades de reflexão sobre a construção da democracia de seus agentes. Mas em alguns espaços a programação segue até dezembro.

A Primavera dos Museus é uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que sugere nesta edição, propagar o olhar para essa população. “No  contexto de um novo governo que promove a reconstrução e união do Brasil, queremos estimular que os museus, detentores e promotores da memória, da cultura, e das artes, contribuam para o reconhecimento, a valorização e o protagonismo das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas na produção das suas próprias memórias”.

A Secretaria de Estado da Cultura participa da Semana com atividades nos Museus, Casas e Espaços Culturais da capital e municípios, equipamentos culturais que são geridos pelo Governo do Estado, tais como: Museu de Alcântara, Casa do Maranhão, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho/Casa da Fésta, Casa de Nhozinho, Museu de Artes Visuais, Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão, Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Casa de Cultura Josué Montello.

“A temática deste ano da Primavera de Museus ressalta a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia.  E os museus e espaços culturais do Maranhão compactuam com isso por meio de expressões culturais, atividades e existência em si, contribuindo para que essas pautas tenham a importância que merecem na sociedade”, disse o secretário de Estado da Cultura. 

Para Paula Maciel, Coordenadora das Casas de Cultura, “as ações desenvolvidas pelos museus do estado na 17ª Primavera dos Museus, cujo  tema nos convida a refletir sobre a construção da democracia dentro de pautas tão importantes,  também nos traz memórias de resistência, momentos de leveza, trocas de saberes e diversão”.

A Semana vai até o dia 24, mas em alguns espaços a programação segue até dezembro. Confira algumas delas.

 

Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho/Casa Da Fésta

Até a 20/10/2023 - 16h às 18h

Exposição - “Olhares Matriarcais da Casa das Minas e Casa de Nagô”, em parceria com o Museu do Negro. A exposição versará sobre o matriarcado na religião de matriz africana.

Local: Museu do Negro - Rua Jacinto Maia, 52, Centro Histórico

Até 20/10/2023 - 14h às 17h30

Ação Educativa - Exposição mediada sobre religião de matriz africana: “Olhares Matriarcais da Casa das Minas e Casa de Nagô”.

Local: Casa do Tambor de Crioula - Rua da Estrela, 308-282, Centro Histórico

 

Museu Casa de Nhozinho

Rua Portugal, 185 - Praia Grande

Até  28/09/2023 - 9h às 18h

Exposição - “Das Anas”. O objetivo é demonstrar seu trabalho precioso na modelagem do barro para a fabricação de louças. Sendo que é uma tradição de gerações, hoje, suas filhas não querem mais fazer.

 

Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão

Av. Beira Mar, S/N - Praia Grande

Até  24/09/2023 - 9h às 18h

Publicação virtual de informativos relacionados sobre o indígena Tibira, primeiro caso de LGBTfobia no Brasil, na página do Instagram @reffsa.ma

Visita Mediada - Visita Mediada pelas exposições permanentes do Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão.

 

Casa de Cultura Josué Montello

Rua das Hortas, 327 – Centro

Até 01/11/2023 - 13h às 17h30

Exposição - “Apontamentos de Josué Montello e de outros escritores sobre Gonçalves Dias”. Exposição de livros de autoria de Gonçalves Dias e de outros escritores, recortes de jornais, revistas raras, condecorações e diplomas.

Até  19/12/2023 - 13h às 17h30

Exposição - “15 anos da Exposição Itinerante da Casa de Cultura Josué Montello”: Projeto de divulgação e inclusão literária. Retrospectiva dos espaços visitados através de foto grafias, dados, depoimentos e documentos.

 

 

Redação: Patricia Cunha (Ascom/Secma)