Primeira edição do Maranhão de Reencontros será neste domingo, 19
Todos os domingos, até o dia 02 de junho, o projeto Maranhão de Reencontros vai levar à Concha Acústica diversas atrações das mais variadas manifestações artísticas e culturais maranhenses
E vai começar a festividade mais esperada pelos amantes dos festejos juninos. A primeira edição do Maranhão de Reencontros 2024 será neste dia 19 de maio, iniciando às 17h30 com Tambor de Crioula de Mestre Felipe. A prévia, que integra a programação do São João do Maranhão 2024 , vem acontecendo há 3 anos na Concha Acústica Reynaldo Faray (Lagoa da Jansen) e é sucesso de público com apresentações de vários grupos juninos e show musicais.
Todos os domingos, até o dia 02 de junho, o projeto Maranhão de Reencontros vai levar à Concha Acústica diversas atrações das mais variadas manifestações artísticas e culturais maranhenses. O acesso é gratuito e as apresentações começam a partir das 17h.
Após apresentação do Tambor de Crioula de Mestre Felipe, apresentam-se o Boi de Axixá (sotaque de orquestra), o Boi Novilho Branco (sotaque alternativo), a Comédia Pão com Ovo, e para encerrar a programação da noite, o Boi de Maracanã (sotaque de matraca)
“O Maranhão de Reencontros já faz parte do calendário do Governo do Estado e é o pontapé inicial para o nosso São João. Como o próprio nome sugere, é uma forma de promover o reencontro das pessoas com quem faz a cultura acontecer e também uma forma de fortalecer a identidade maranhense e a valorização das nossas tradições. Tenho certeza de que serão três domingos de muita alegria e diversidade para quem está ansioso para a melhor época do ano”, disse o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.
Grande estrutura para receber o público
A Concha Acústica Reynaldo Faray (Lagoa da Jansen) está toda preparada para receber maranhenses e turistas que vão prestigiar o evento, dançar e brincar ao som das atrações do Maranhão de Reencontros.
O evento disponibiliza espaço de acessibilidade para portadores de necessidades especiais, que podem assistir à programação com tranquilidade, além de um intérprete de libras durante toda a programação.
Todos os eventos da Secretaria de Estado da Cultura abrem espaço para a geração de emprego e renda, e fortalecimento da economia, disponibilizando opções de lanches com beneficiários do programa Mais Renda.
São João do Brasil
O São João do Maranhão 2024, organizado pelo Governo do Estado, terá mais de 60 dias de festa, com atrações locais e nacionais. Entre 19 de maio e 28 de julho, o público vai poder conferir toda a beleza, cultura e tradição maranhenses dos festejos juninos e promete ser um evento ainda maior do que foi o São João de 2023.
Em 2023, o período junino movimentou R$ 254,9 milhões no estado. O estudo, realizado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), leva em conta a movimentação no circuito oficial do São João e a festa nos bairros, além do Arraial dos Municípios, realizado durante o mês de julho em cidades específicas.
Os pequenos negócios (formais, informais e o programa Mais Renda, do Governo do Maranhão) movimentaram R$ 26,5 milhões somente na Grande Ilha. A intenção é ampliar ainda mais este ano, já que se tem um calendário mais extenso e descentralizado. Isso possibilita um fluxo maior de pessoas e o aumento do consumo.
Programação Maranhão de Reencontros
17h30h TC Mestre Felipe
18h Boi de Axixá
19h Boi Novilho Branco
20h Pão Com Ovo
21h Boi de Maracanã
Serviço
O que: Maranhão de Reencontros
Quando:19 de maio (domingo)
Onde: Concha Acústica Reynaldo Faray (Lagoa da Jansen)
Quanto: Aberto ao público
Foto: Boi de Axixá (Crédito: Acervo SECMA)
Texto: Patricia Cunha