PNAB – 400 mestres e mestras de cultura do Maranhão serão premiados por edital
Podem participar agentes culturais maranhenses ou radicados com pelo menos 20 anos de contribuição artística ou cultural e 50 anos de idade.
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECMA), tornou público o Edital nº 006/2025/SECMA/PNAB, com vistas a reconhecer em maior escala aqueles agentes que, além de preservarem a história e a tradição, também divulgam as manifestações artísticas do estado.
A premiação de mestres e mestras da cultura maranhense chega para destacar o papel destes em suas respectivas áreas, sabendo de seus esforços e contribuições para o desenvolvimento cultural do Maranhão, até mesmo levando suas raízes para além dos limites do território, regional, nacional e internacionalmente.
Com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), o valor do Edital é de R$ 2.000.000 (Dois milhões de reais) e premiará um total de 400 mestres e mestras da cultura, cada um recebendo a premiação no valor de R$ 5.000. Os pagamentos serão realizados diretamente aos contemplados, sem descontos e burocracias adicionais.
Participação e prazos de inscrição
Podem participar os agentes culturais (pessoa física) maranhenses ou radicados no Maranhão, com pelo menos 20 anos de contribuição artística ou cultural e 50 anos de idade.
As inscrições se iniciam em 12 de agosto e vão até às 18h (horário de Brasília) do dia 10 de setembro; podem ser realizadas de forma gratuita exclusivamente por meio do link a ser disponibilizado na página da SECMA, no seguinte endereço: https://cultura.ma.gov.br/programas-ou-campanhas/aldir-blanc-2024
Distribuição de vagas
As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 50% (200 vagas) será destinado à região geográfica intermediária de São Luís e outros 50% (200 vagas) aos municípios das regiões intermediárias de Sana Inês-Bacabal, Caxias, Presidente Dutra e Imperatriz.
Também serão aplicadas as ações afirmativas de reserva de cotas, sendo 25% para Pessoa Negra (pretos e pardos), 10% para Pessoa Indígena e 5% para Pessoa com Deficiência.
Critérios de seleção
Para garantir um critério de seleção certeiro e ponderado, algumas informações essenciais acerca da trajetória dos mestres e das mestras serão levadas em consideração o Histórico e Trajetória do agente – tempo de atuação, produções/atividades realizadas, clareza nas informações –; Relevância / Abrangência e Diversidade –amplitude das contribuições do agente cultural em lugares e ocupações diversas –; e Portfólio Cultural – apresentação de portfólio constando histórico, elementos característicos, produções realizadas, publicações, menções na mídia, comprovantes de atuação etc.
Para mais informações, acesse o Edital nº 006/2025/SECMA/PNAB, no endereço: https://cultura.ma.gov.br/programas-ou-campanhas/aldir-blanc-2024.