Péricles Rocha expõe “Meus Caminhos” na Casa do Maranhão

Exposição será aberta nesta sexta-feira, 28, no novo salão de exposições temporárias da Casa do Maranhão

27/10/2022

Inspirado num regionalismo de tradições maranhenses, o internacional artista plástico Péricles Rocha inaugura mais uma exposição com o tema “Meus Caminhos”,  nesta sexta feira (28), no novo salão de exposições temporárias da Casa do Maranhão, equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), que fica na Praia Grande, Centro Histórico de São Luís.  

Composta por 30 telas, a exposição é resultado de um trabalho que segundo o artista “busca reunir um pouco e suas andanças entre Benedito Leite, Alcântara, Codó e São Luís”. Um trabalho de respeito à natureza, que, segundo ele, maturou-se dentro de uma técnica muito pessoal de produção de sua própria tinta, retiradas de raízes, sementes e folhas de mangue, referências maiores das matrizes culturais indígenas e principalmente africana, que tanto o afetam e o faz criar suas inigualáveis obras de arte, ditas por eles como sendo “desenhos bem pintados em lona de caminhão por durarem um longo tempo”,  retratando respectivamente sua primeira referência nas artes, a escultura e a preocupação com a preservação do meio ambiente.

A mostra fica aberta ao público de 28 de outubro a 20 de novembro, gratuitamente. A visitação é de terça-feira a sábado, das 9h às 18h; e aos domingos das 9h às 13h.

 

Sobre o artista

Dotado de uma autêntica forma de se expressar artisticamente através das cores de tons quentes, características da nossa exuberante e diversificada cultura, Péricles Rocha compõe telas que externam todo seu respeito, paixão e devoção pelo sagrado e o profano, a realidade física e a metafísica, sendo uma mescla de suas reflexões, interpretações, ponderações, resultado da junção de sua racionalidade, sensibilidade e ludicidade, sendo única por isso.  

Péricles Rocha começou a pintar aos oito anos na beira do Rio Parnaíba, na cidade de Bendito Leite (MA), sua terra natal, não parando de se envolver com a arte.

 

Serviço

O quê: Exposição “Meus caminhos”,  de Péricles Rocha

Quando: De 28 a 20 de novembro de 2022

Onde: Casa do Maranhão (Rua do Trapiche S/N, Praia Grande)  

Realização: Casa do Maranhão/SECMA

Visitação: De terça-feira a sábado, das 9h às 18h; e aos domingos das 9h às 13h.

Entrada gratuita