Oficinas da Lei Paulo Gustavo acontecem dia 15 no Maranhão

Serão oferecidas duas oficinas por turno como capacitação de gestores e gestoras culturais para a solicitação de recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG)

12/06/2023

O Maranhão recebe neste dia 15, quinta-feira, o Circula MinC, oficinas de capacitação e suporte para gestores e gestoras culturais para a solicitação de recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), ação do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com as Secretarias de Cultura dos Estados.

As oficinas acontecem em São Luís no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol, Centro), nos turnos da manhã e tarde. Pela manhã, às 8h, será abertura com MinC e apresentação geral sobre o Sistema Nacional de Cultura. À tarde, às 14h, será Oficina Técnica da LPG e Plataforma TransfereGov. O público alvo são gestores municipais e estaduais de cultura, e suas equipes técnicas executoras operacionais da Lei Paulo Gustavo.

Fábio Riani Perinotto, Coordenador-Geral de Orientação e Capacitação, e Micaela da Costa Perinotto - Coordenadora-Geral do Sistema Nacional de Cultura, ministrarão as oficinas.  

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, essa etapa é de extrema importância e a participação desse público é fundamental para implementação efetiva da LPG no Maranhão. "Todo o processo tem transcorrido com sucesso e esta etapa é mais um passo para a gente avançar na implementação dessa Lei. Esse será o espaço para que os gestores tirem suas dúvidas, então é importante essa participação”, disse.  

A LPG prevê o repasse de R$ 3,8 bilhões, o maior valor da história destinado ao setor cultural. O Decreto 11.525/2023, que regulamenta a norma, foi lançado no dia 11 de maio. No dia seguinte (12), a plataforma TransfereGov foi aberta para receber os Planos de Ação. Os entes federados têm até 11 de julho de 2023 para registrarem as propostas que serão analisadas pelo MinC. Os valores serão liberados após a aprovação de cada proposta.

 

Serviço

O quê: Oficinas da Lei Paulo Gustavo

Quando: 15 de junho (quinta-feira)

Onde: Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol, Centro)

Público alvo: Gestores estaduais e municipais de cultura 

 

Redação: Patricia Cunha (Ascom/Secma)