Museu Cafua das Mercês promove Oficina de Máscaras Africanas de Papel Machê
A atividade será conduzida pelo artista, educador Rogerio Berredo. Além de estimular a criatividade, o evento busca fortalecer o vínculo da comunidade com o patrimônio cultural local
O Museu Cafua da Mercês, equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura, vai realizar, de 28 de outubro a 07 de novembro, a 1ª Oficina de Máscaras Africanas de Papel Machê. As inscrições para o evento, que é gratuito, já estão encerradas. O Museu fica na Rua Jacinto Maia, 54, Centro Histórico.
A oficina visa proporcionar uma experiência criativa e cultural voltada para todas as idades, valorizando as tradições populares e religiosas maranhenses, especialmente as ligadas aos terreiros e outras manifestações folclóricas, por meio da confecção artesanal de máscaras. Os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas básicas de modelagem, pintura e decoração, além de conhecer o simbolismo das máscaras nas festas populares.
A atividade será conduzida pelo artista, educador Rogerio Berredo. Além de estimular a criatividade, o evento busca fortalecer o vínculo da comunidade com o patrimônio cultural local. Será um momento de aprendizado, criação e valorização das tradições culturais africanas, em que cada participante poderá explorar técnica e expressar sua criatividade por meio da arte.
Vivência artística e cultural
Durante a oficina, os participantes aprendem as técnicas básicas do papel machê - uma mistura artesanal de papel picado e cola - e descobrem como transformar materiais simples e recicláveis em verdadeiras obras de arte. A proposta vai além da técnica: é também um convite à experimentação artística, ao trabalho manual e ao resgate de tradições culturais ligadas ao uso da máscara.
“A oficina de máscaras africanas com papel machê é uma vivência artística e cultural que convida os participantes a mergulharem nas tradições visuais e simbólicas do continente africano. Inspirada nas máscaras de diferentes culturas africanas, essa atividade une expressão criativa, consciência histórica e sustentabilidade, utilizando o papel machê como técnica principal de confecção”, afirmou Biné Gomes, gestor da Cafua.
Serviço
O quê: 1ª Oficina de Máscaras de Papel Machê
Quando: 28 de outubro a 07 de novembro
Onde: Cafua das Mercês - Museu do Negro (Rua Jacinto Maia, 54, Centro Histórico)
Texto: Patricia Cunha (Ascom Secma)