Igrejas reformadas pelo Programa Nosso Centro serão entregues neste domingo
Igrejas do Desterro, Nossa Senhora dos Remédios e São Pantaleão serão devolvidas à população, com significantes restaurações
Mais três importantes obras de restauração, viabilizadas pelo Programa Nosso Centro, serão entregues neste domingo (20). As igrejas do Desterro, Nossa Senhora dos Remédios e São Pantaleão estão totalmente reformadas e serão devolvidas à população.

O trabalho realizado nas igrejas compreende a reforma das fachadas, iluminação cênica e manutenção preventiva, além da revisão da cobertura, rede elétrica, troca de luminárias, manutenção, reparo e pintura de esquadrias, revisão e pintura dos gradis, restauro de reboco, revisão de pontos hidráulicos e limpeza de pedra de lioz. Na Igreja do Desterro, também foi recuperado todo o piso; na Igreja de São Pantaleão, o mezanino também foi todo reformado. As obras foram iniciadas em agosto do ano passado.
Com investimento de aproximadamente R$ 2 mi, as igrejas tem, agora, nova estrutura para receber os fieis, especialmente no período da Quaresma. Para o secretário Anderson Lindoso, coordenador do Programa Nosso Centro, as obras tem devolvido à população maranhense muito mais que novos casarões. “O acervo arquitetônico que nos tornou Patrimônio da Humanidade merece ser cuidado sempre, e é aí que entra a missão do Programa Nosso Centro. Ele vai além da recuperação dos imóveis: agrega também o resgate da nossa história e da nossa cultura, pois tornam-se espaços voltados para que a população conheça o passado e viva o presente”, afirma Lindoso.
A cerimônia de entrega das igrejas do Desterro, Nossa Senhora dos Remédios e São Pantaleão acontece a partir das 15h. O ponto de partida será a Igreja do Desterro. Em seguida, às 16h, será entregue a Igreja dos Remédios e às 17h, será a vez da Igreja de São Pantaleão.