Governo do Estado lança o São João do Maranhão 2023
O evento foi lançado em coletiva pelo governador Carlos Brandão, na manhã desta terça-feira, no Palácio Henrique de La Rocque, com presença de autoridades e fazedores de cultura
Em clima de festa, como não poderia deixar de ser, o São João do Maranhão 2023 foi lançado oficialmente em coletiva, na manhã desta terça-feira, 30, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, com a presença de autoridades do estado, políticos, fazedores de cultura, gestores culturais, público em geral. O governador do Estado, Carlos Brandão, informou o investimento de R$44 milhões para o evento deste ano, com estimativa de impacto econômico de R$180 milhões.
Uma das novidades do evento deste ano são os 4 grandes arraiais que serão montados nos municípios de Imperatriz, Pinheiro, Barreirinhas e Timon. "No ano passado investimos em cerca de 70% dos municípios, e este ano devemos chegar a 80%, além de ter esses polos nas cidades que já falamos acima. A tendência é ampliarmos ainda mais", disse o governador Carlos Brandão.
Outra novidade é o aplicativo para celulares São João do Maranhão, que terá, além das programações. informações sobre hotéis, restaurantes, pontos turísticos.
O São João do Maranhão, o Maior São João do Mundo, terá mais de 60 dias de festa. De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, mais de 1.266 atrações foram habilitadas a participarem do São João, que começa no dia 4 de junho, no Arraial do Ipem.
"Tivemos um evento grandioso que foi o Cortejo Junino na última sexta-feira. Mais de 1,5 mil pessoas em 4 domingos no Maranhão de Reencontros. Teremos mais de 14 arraiais oficiais na Grande Ilha. Estivemos em São Paulo fazendo o lançamento para agências, operadoras de turismo, então tenho certeza que esse São João vai ter um impacto econômico no turismo do estado gigantesco", disse Yuri Arruda.
A expectativa do Governo do Estado é que neste São João pelo menos 200 mil pessoas desembarquem no estado. A estimativa de ocupação do setor hoteleiro é de 75%.
Arraial do Ipem começa dia 4 de junho
No arraial do Ipem a programação será de 4 de junho a 9 de julho diariamente, e o público vai poder se encantar com todos os tipos de manifestações culturais juninas maranhenses. O arraial está preparado para atender a uma multidão. No ano passado, segundo a coordenação do evento, pelo menos 20 mil pessoas passaram diariamente pelo local. Por dia, irão se apresentar atrações nos dois palcos, além do Espaço do Forró, espaço kids, e vários locais instagramáveis para fazer aquela foto ou selfie perfeita.
Passarão pelos locais, grupos de bumba meu boi dos mais diversos sotaques, tambores de crioula, quadrilhas juninas, shows musicais, grupos alternativos, danças típicas do nosso folclore, em um clima alegre e festivo preparado especialmente para receber a população.
Os arraiais com maior duração serão o do Ipem, com 35 dias. Nos arraiais da praça Nauro Machado, Vila Palmeira e Cohatrac, a programação vai de 8 a 25 de junho sempre de quinta-feira a domingo. No arraial do Ipem, a programação é diária.
Travessia Junina
Grande sucesso de público no ano passado, a Travessia Junina volta este ano com novo trajeto. A concentração será na Reffsa, na Beira-mar, e os grupos partirão pela Avenida Beira-mar, em direção à Casa do Maranhão.
Diariamente, passam milhares de automóveis, dentre outros veículos, pela Avenida, que no domingo, dia 11, será ocupada pelos brincantes de manifestações juninas.
A Travessia Junina foi uma inovação do São João do Maranhão 2022 e que promete ser mais um sucesso neste ano de 2023, no Maior São João do Mundo.
São João descentralizado
O São João do Maranhão 2023 – O Maior São João do Mundo, é uma realização do governo do Estado do Maranhão, com patrocínio do Grupo Mateus, Equatorial Energia e Guaraná Jesus.
O São João acontecerá nos espaços oficiais da capital: Ipem, Vila Palmeira, Ceprama, Anjo da Guarda, Vila Embratel, Praça da Fé, Parque da Juçara, Liberdade, Cidade Operária, Maiobão,, além da Capela de São Pedro (Festa de São Pedro) e João Paulo (Festa de São Marçal).
A festa também vai ocorrer nos municípios de Imperatriz, Pinheiro, Timon e Barreirinhas. Além disso, o Governo do Estado apoia culturalmente eventos e festas juninas comunitárias em toda a Região Metropolitana.
Espaços com cores vibrantes
A cidade já está no clima de São João. Bandeirinhas e bandeirolas, que chamam a atenção de quem passa, já enfeitam a cidade em vários pontos estratégicos da cidade para que maranhenses e turistas sintam a energia desta que é a festa popular mais bonita e diversificada do Brasil.
Na Praia Grande, Centro Histórico de São Luís, as principais ruas estão decoradas com o colorido das bandeirinhas, propiciando o local ideal para registros fotográficos.
Pontos de ativação, como a Praça dos Pescadores, lateral da Casa do Maranhão, portal na entrada da cidade, aeroporto, por exemplo, já estão com a marca do Maior São João do Mundo.
Trabalho em conjunto
O Maior São João do Mundo contará com as parcerias da: Sema (Secretaria de Meio Ambiente), SES (Secretaria de Estado da Saúde), Setur (Secretaria de Turismo) , SSP (Secretaria de Segurança Pública), Polícia Civil, Secom (Secretaria de Comunicação Social), Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social), Sedihpop (Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular), SEAP (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), SECTI (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação), MAPA (Maranhão Parcerias).
Agende-se nos nossos arraiais
Ipem – 4 de junho a 9 de julho (diariamente)
Ceprama - 8 a 18 de junho (de quinta-feira a domingo)
Vila Palmeira - 8 a 25 de junho (de quinta-feira a domingo)
Cohatrac – 8 a 25 de junho (de quinta-feira a domingo)
Anjo da Guarda – 8 a 18 de junho (de quinta-feira a domingo)
Praça da Fé - 8 a 25 de junho (de quinta-feira a domingo)
Liberdade – 9 a 24 de junho (sexta-feira a domingo)
Vila Embratel – 15 a 25 de junho (de quinta-feira a domingo)
Cidade Operária – De 15 a 25 de junho (de quinta-feira a domingo)
Maiobão - De 15 a 25 de junho (de quinta-feira a domingo)
Parque da Juçara – 16 de junho a 2 de julho (de sexta-feira a domingo)
Capela de São Pedro – 24 a 29 de junho
São Marçal – 30 de junho
Imperatriz – 30 de junho a 2 de julho
Pinheiro – 14 a 16 de julho
Timon – 21 a 23 de julho
Barreirinhas – 28 a 30 de julho
Redação: Patricia Cunha (Ascom/Secma)