Festival Ilha do Reggae acontece neste final de semana em São Luís
Maior festival de reggae da América Latina reúne atrações locais, nacionais e internacionais, nos dias 22 e 23 de novembro, na Arena Jamaica Brasileira, Anel Viário
São Luís, conhecida como a Jamaica Brasileira, será o epicentro do reggae local, nacional e internacional com a realização do Festival Ilha do Reggae — uma celebração que une música, cultura, resistência e identidade afrodescendente em uma grande festa de paz, amor e vibração positiva. O Festival será realizado nos dias 22 e 23 de novembro, na Arena Jamaica Brasileira (Passarela do Samba - Anel Viário).
O evento, o maior festival de reggae da América Latina, é uma realização do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria público-privada, que vai reunir grandes atrações locais, nacionais e internacionais em um só palco, como por exemplo: Burning Spears, Israel Vibration, Ky-Mani Marley, Tribo de Jah, Edson Gomes, Planta & Raiz, entre muitos outros artistas consagrados.
Com uma programação que une diferentes gerações e estilos, o Festival Ilha do Reggae promete dois dias de muita música, dança, cultura e integração, reafirmando São Luís como a capital brasileira do reggae e ponto de encontro entre o Maranhão e o mundo. Cada dia terá cerca de 30 atrações, com programação iniciando às 17h.
A idealização do festival, com anúncio feito pelo governador Carlos Brandão, reforça o compromisso assumido em agosto de 2024, durante a visita oficial do ministro do Turismo da Jamaica, Edmund Bartlett, a São Luís, ocasião em que foi assinado um memorando de entendimento entre Brasil e Jamaica, com foco no turismo sustentável e no fortalecimento do intercâmbio cultural entre as duas nações.
“O Maranhão tem o reggae no coração. Somos conhecidos mundialmente pela nossa conexão com a Jamaica e pela força cultural do nosso povo. Esse festival é mais que um evento musical, é uma celebração da nossa identidade, da paz, do amor e da resistência que o reggae representa, reforçando a proximidade das duas nações nos últimos anos”, afirmou o governador Carlos Brandão.
O secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, também comentou sobre as expectativas para o evento. “Nos últimos anos, a gestão do governador Carlos Brandão tem se destacado pelo fortalecimento da nossa cultura, com grandes atrações e festas que são sucesso de público. Com o Festival Ilha do Reggae não será diferente, com impacto cultural muito positivo para o Maranhão. Esperamos um público não só do capital, mas de outros municípios e de outros estados também, tendo em vista que teremos atrações locais, nacionais e internacionais”, destacou.
Para o gestor do Museu do Reggae (equipamento cultural da SECMA), Ademar Danilo, o festival vai impactar não só a economia do estado, mas toda uma cadeia produtiva da cena regueira.
“O reggae é um elemento cultural do Maranhão e tem forte impacto na Cultura, no Turismo e na Economia do Estado. O festival fortalece a cultura reggae e com isso o Governo do Maranhão estimula sua cadeia produtiva. Alguns artistas representam o sonho da nação regueira maranhense.”
A programação do festival traz uma fusão poderosa entre artistas internacionais, grandes nomes do reggae nacional e os talentos maranhenses que sustentam a cena local com originalidade e paixão.
A apresentação do festival será com os produtores e DJs especializados na cena reggae, Ademar Danilo, Jorge Black e Marcos Vinicius, que comandarão as atrações nos dois dias de evento com muita música, apresentações de grupos de dança, de DJ’s, radiolas de reggae, e ainda: Feira Moda Reggae, artesanato, trancistas.
Um festival que pulsa no ritmo da cidade
Realizado no coração da capital maranhense, o Ilha do Reggae é mais que um evento musical: é uma experiência cultural que reverencia a longa e profunda relação entre São Luís e o reggae jamaicano. Nas ruas, praças e espaços históricos, a batida grave das radiolas ecoa como trilha sonora da cidade, embalando moradores e visitantes em um clima único.
O evento representa identidade, resistência e valorização cultural, especialmente por acontecer no Mês da Consciência Negra. É um encontro de ritmos, histórias e conexões que reafirma o Maranhão como a verdadeira Jamaica brasileira, promovendo inclusão, turismo e geração de oportunidades por meio da arte.
Confira as atrações.
Programação
Dia 22
Dezarie
Israel Vibration
Ponto de Equilíbrio
Planta e Raiz
Chris
Chirley Roots
Dread Silver
Orquestra Maranhense de Reggae
Amanda Black
Carlinhos Tijolada
Star Discos
Helena Mello
Léo Scartey
Raiz Tribal
Radiola Super Itamaraty
Núbia
Metralhas
Graci Roots
Radio Zion
Israel Vibration
Sherry & Sol
DJ Neturbo
Célia Sampaio
Natty Nayfson
Neto Myller
Valdeci Roots
Fellyna Roots
Wagner Roots
Filhos de Jah
Dia 23
Burning Spear
KY-Mani Marley
Edson Gomes
Maneva
Tribo de Jah
Equipe de Ouro
Nando Marley
Soraya Melo
Tássila de Paula
Resistência Reggae
Wagner Roots
Gil Mafra
Carlos Mafra
Banda Guetos
Radiola Estrela do Som
Barba Branca
Emanuele Paz
Mulher Maravilha
Sandra Marley
Rose Bombom
Capital Roots
George Gomes
Sly Foxx
Honey Boy
Ronnie Green
Roberthanko
Natty Marcio
Dread Sandro
Chico do Reggae
Pedro Pedra
Norris Cole
Grupos de Dança
Ada Melo
Batan
Dayara Martins
Dennis Brown & Sílvia
Garotinho Beleza
Maria Antônia & Zé Luís
Negra Jane
Nilda Coelho e Antônio Dançarino
Rosane Saint Louis
GDAM
Serviço
O quê: Festival Ilha do Reggae
Quando: Dias 22 e 23 de novembro de 2025, a partir das 17h
Onde: Arena Jamaica Brasileira (Passarela do Samba- Anel Viário - São Luís - MA)
Quanto: Aberto ao público