Festa da Juçara começa neste domingo, 16

Projeto, que acontece no Maracanã, está sendo apoiado pelo Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura

14/10/2022

 

Chegou o mês de outubro e com ele, a Festa da Juçara, que está na 53ª edição e começa neste domingo (16), patrocinado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, via Lei de Incentivo. A Festa acontece nos dias 16 e 23 de outubro, 6 e 13 de novembro. A abertura será às 10h, com a presença de várias autoridades.

 

O evento está cheio de novidade, e volta, após dois anos em formato online por causa da pandemia da covid-19, em um espaço completamente reformado. O Governo do Estado fez uma grande reforma no Parque da Juçara, com construção de calçadas, banheiros e pavimentação com piso em concreto com acessibilidade, drenagem; barracas reformadas; pavimentação; adaptação de área para estacionamento; reforma de palco; iluminação e sinalização, dentre outras melhorias.

 

Segundo a organização da festa, a expectativa é receber até 8 mil pessoas por domingo, no horário entre 12h e 23h. Além do domingo, o Parque do Maracanã funcionará de segunda-feira a sábado, entre 9h e 20h, porém, a programação cultural será somente aos domingos.

 

“A festa da juçara é um evento tradicional do nosso estado, que já acontece há mais de meio século, e é um evento em que o público, além de degustar a juçara, nosso prato típico, pode estar em contato direto com a natureza e presenciar grandes atrações culturais do nosso estado. O Governo do Estado não poderia deixar de participar dessa festa”, disse o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.  

 

Atrações

O grande chamariz da festa com certeza é a juçara, mas o Parque oferece outros atrativos para o público. As apresentações culturais acontecerão na arena principal e na praça de alimentação, onde também serão servidos os mais variados pratos de juçara. O Espaço do Artesão vai abrigar o trabalho de pessoas que aproveitam tudo que vem do fruto precioso. E para a criançada, haverá um playground.

 

Neste domingo, 16, as atrações da Arena Rosa Mochel serão: os grupos Grude Aí, Samba de Reis, Switch 14. A Praça de Alimentação Dona Cotinha terá a animação do grupo Forró Aperta o Play, e do Eli Cantor.