Cortejo de bois e apresentações culturais marcam evento de entrega de certificado do Bumba Meu Boi como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Uma das principais manifestações culturais do estado do Maranhão, o bumba meu boi envolve música, dança, teatralidade, artesanato, religiosidade e um universo de saberes
No dia 14 de agosto, o Governo do Estado do Maranhão vai realizar, em São Luís, um grande evento para marcar a solenidade de entrega de certificado concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) à maior manifestação cultural do Maranhão, o bumba meu boi.
Para a solenidade de entrega do Certificado do Bumba Meu Boi como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o Governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e o Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, Mauro Oliveira Pires, dentre outras autoridades, estarão presentes.
A programação terá apresentações culturais em pontos diferentes do Centro Histórico. Às 15h, começa a concentração dos grupos de bumba meu boi que participarão do cortejo cultural, saindo da Casa das Minas, na Rua São Pantaleão, em direção ao Largo da Capela de São Pedro. Haverá apresentação da Cia Encantar no local. Às 16h, os grupos saem em cortejo.
Às 17h, a programação segue no Largo de São Pedro com a solenidade oficial de Certificação do Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, e em seguida haverá apresentação musical do cantor e compositor Betto Pereira e convidados, para encerrar o evento.
Em 2011, o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão foi reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil. Em 2019, o bem recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Uma das principais manifestações culturais do estado do Maranhão, o bumba meu boi envolve música, dança, teatralidade, artesanato, religiosidade e um universo de saberes. Comporta vários sotaques, dentre os quais se destacam o de baixada, matraca, zabumba, costa de mão e orquestra. Nessa grande celebração cultural se articulam infinitas formas de expressão, entrelaçando fé, festa e arte.
“Esse título é algo de muita importância para o estado, para a nossa cultura, turismo, economia. Essa certificação internacional mostram a força e a potência que tem o nosso estado de se apresentar para o mundo. O bumba meu boi é mais que uma festa, é símbolo de resistência, identidade, fé e pertencimento. Com suas toadas, seus bordados, seus rituais e personagens, ele traduz a alma do nosso povo: diversa, forte e profundamente criativa”, disse o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.
Programação Dia 14 (Quinta-feira)
Local: Casa das Minas
15h - Cia Encantar
16h - Saída/Cortejo
Cortejo Cultural (Participações)
BMB Encanto da Ilha
BMB de Morros
BMB da Maioba
BMB de Maracanã
BMB de Sonhos
BMB de Axixá
BMB de Guimarães
BMB Lendas e Magias
BMB Novilho Branco
BMB Upaon Açu
BMB Meu Tamarineiro
BMB de Santa Fé
Programação Capela:
17h - Solenidade
19h - Show de Betto Pereira e convidados