Cafua das Mercês realiza exposição de máscaras produzidas a partir de oficina

Mostra reúne obras criadas durante oficina de papel machê e celebra a ancestralidade afro-brasileira

11/11/2025

Após a conclusão da 1ª Oficina de Máscaras Africanas de Papel Machê, realizada de 27 de outubro a 07 de novembro, pelo Museu Cafua das Mercês, localizado na Rua Jacinto Maia (Centro Histórico), é hora de conferir o resultado desse trabalho com a Exposição de Máscaras, que será aberta no dia 12 de novembro, a partir das 17h, e que fica em cartaz até o dia 19 de janeiro de 2026. 

A oficina teve como objetivo divulgar e valorizar a cultura afro-brasileira por meio das máscaras além de valorizar também diversidade cultural e criativa dos participantes no momento da confecção das máscaras.

As máscaras em exposição foram criadas pelo artista plástico Rogério Berredo e pelos alunos da oficina. Cada peça reflete identidade, ancestralidade e a força da arte coletiva.

Durante a oficina, os participantes aprenderam as técnicas básicas do papel machê - uma mistura artesanal de papel picado e cola - e descobriram como transformar materiais simples e recicláveis em obras de arte. 

Os visitantes poderão observar a pluralidade na confecção das máscaras, refletindo a cultura maranhense, afro-brasileira com elementos únicos além da conexão com a ancestralidade.

O Museu cafua das Mercês reforça o compromisso com a promoção da arte, abrindo espaço para que novos talentos possam ser despertados. Lembrando sempre da relevância da cultura afro-brasileira para formação da identidade brasileira e sua ancestralidade. 

 

Serviço

O quê: Exposição de Máscaras

Quando: 27 de outubro de 2025  a 19 de janeiro de 2026

Onde: Cafua das Mercês - Museu do Negro (Rua Jacinto Maia, 54, Centro Histórico)