Cafua das Mercês abre exposição “A Cara do Meu Fofão”, na terça-feira (10/02)
A exposição surgiu a partir da oficina homônima, que ocorre até o dia 3 de fevereiro, na qual máscaras são confeccionadas com papel machê
No dia 10 (terça-feira), às 17h, será realizada a abertura da exposição “A Cara do Meu Fofão”, no Museu do Negro (Cafua das Mercês), casa vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do Estado do Maranhão (Secma).
A iniciativa — que conta com curadoria do artista visual Rogério Berredo e o gestor Biné Gomes — surge em parceria com a Secretaria Extraordinária de Estado da Igualdade Racial (Seir), como forma de valorizar as artes plásticas maranhenses em um momento em que as fantasias e os personagens da cultura popular são evidenciados.
Para Biné, o Museu Cafua das Mercês hoje busca, independente do momento do ano, conservar o acervo material, promover e estimular atividades diversas sobre temas que envolvem as manifestações culturais e religiosas locais.
A exposição surgiu a partir da oficina homônima, que ocorre até o dia 3 de fevereiro, na qual máscaras são confeccionadas com papel machê.
“Esse personagem icônico é genuíno do Carnaval de São Luís do Maranhão, por isso realizados a oficina e a exposição com o objetivo de resgatar a participação desse personagem no nosso Carnaval, que por um determinado tempo quase chega a sua extinção”, conta.
Serviço
O quê: Exposição “A Cara do Meu Fofão”
Quando: Abertura dia 10 fevereiro, às 17h
Onde: Cafua das Mercês, Centro Histórico de São Luís, 65010-280
Por Júlio C.
Ascom Secma