Biblioteca Pública Benedito Leite e o Coletivo Canto do Cordel realizarão mais uma edição da Terça do Cordel
A edição do Terça do Cordel deste mês conta com o tema “Saraus, versos e cordéis em tom cor-de-rosa”.

A Biblioteca Pública Benedito Leite promove, no dia 21 de outubro, mais uma edição da Terça do Cordel, projeto que celebra a poesia popular nordestina e valoriza os poetas e amantes do cordel maranhense.
Com o tema “Saraus, versos e cordéis em tom cor-de-rosa”, a programação deste mês será realizada das 15h às 16h30, reunindo nomes expressivos da poesia local. Sob a coordenação artística do Coletivo Canto do Cordel, o encontro contará com a participação dos poetas Goreth Pereira, Antônio Cruz, Bruna Poetisa, Clores Holanda e Ingrid Froes, que apresentarão seus versos em uma tarde repleta de rimas, ritmo e emoção.
O evento também abrirá espaço para o público: o microfone estará disponível para quem quiser declamar seu próprio cordel e compartilhar sua arte, tornando o momento ainda mais participativo e acolhedor.
A Terça do Cordel é uma atividade gratuita e aberta ao público, reafirmando o compromisso da Biblioteca Pública Benedito Leite com a promoção da cultura popular, da leitura e da poesia.
Terça do Cordel
Em 2021, a iniciativa literária realizou sua primeira edição e reuniu, de forma virtual, cordelistas de diversos municípios do Maranhão.
Nos dois anos seguintes, o projeto ganhou formato presencial, com encontros na própria Biblioteca e também em outros espaços, como Unidades da FUNAC, em São Luís, e o IEMA. Nesse período, contou com a parceria do Coletivo Cultural Tapera do Cordel, coordenado pelo Mestre Moizés Nobre.
Em 2025, o projeto retorna com nova energia e uma nova parceria: o Coletivo Canto do Cordel, com temáticas diferentes a cada encontro.
O cordel
Gênero literário nascido no sertão e nas feiras livres, narra o cotidiano, o fantástico e o sagrado em versos rimados e ritmados. Além do entretenimento, o Terça do Cordel tem forte papel educativo e de resistência. Oficinas de cordel, rodas de conversa sobre cultura popular e lançamentos de folhetos incentivam a formação de novos autores e leitores, principalmente entre jovens e estudantes. Em tempos de uniformização cultural, a Terça do Cordel reafirma a identidade nordestina e dá voz aos saberes ancestrais.
A literatura de cordel é Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro desde 2018, e o Maranhão está no inventário do cordel como patrimônio.
SERVIÇO
O QUÊ: Terça do Cordel
QUANDO: 21 de outubro, às 15h
ONDE: Biblioteca Pública Benedito Leite (Praça Deodoro)
QUANTO: Gratuito