Banho de Axé celebra e abençoa o Carnaval do Maranhão em cortejo no próximo dia 7

O evento se concentra na Praça Dom Pedro II, segue para a Avenida Beira-Mar por meio da Rua do Egito, e tem como ponto de chegada a Praça Nauro Machado

4/02/2026

São Luís será contagiada, neste sábado (7), a  partir das 16h, com um evento que preza não só pela festividade e pela diversão típica do mês de fevereiro, mas sim pela convicção, espiritualidade e ancestralidade. Trata-se do Banho de Axé, um cortejo que reafirma a presença e a resistência dos povos e comunidades de matriz africana no estado.

O evento festivo-ritualístico se concentra no Centro Histórico da capital maranhense, com roteiro que inicia na Praça Dom Pedro II e segue para a Avenida Beira-Mar por meio da Rua do Egito, com destino à Praça Nauro Machado, onde o cantor Fernando de Iemanjá encerrará o dia com uma apresentação musical.

A iniciativa surgiu no ano de 2016, quando o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), iniciou um vasto processo de valorização, visibilidade, respeito e promoção dos povos tradicionais de terreiro. Deste modo, ainda no período de pré-carnaval, a proposta era de que esses grupos pudessem abençoar a festa e irradiar energias de proteção para que tudo corresse bem nos dias de folia.

Deste modo, a Secma convocou representantes dos povos de terreiro, como a Federação de Umbanda e Culto Afro do Maranhão; Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde; Fórum Estadual de Religiões de Matriz Africana do Maranhão; Mulheres de Axé do Brasil; e do Conselho Estadual de Cultura para mediar e construir o momento religioso.

Para o gestor da Casa do Tambor de Crioula — e também organizador do evento —,Neto de Azile, esta é a ocasião perfeita para celebrar a cultura afro-maranhense dos terreiros e o próprio Carnaval do estado, em uma caminhada marcada pela distribuição do Axé por meio de elementos ritualísticos, banhos e muito mais simbolismos como forma de trazer energias positivas para o início da festividade.

“Quando nós começamos o Banho de Axé, eram aproximadamente 200 pessoas e somente 10 casas que aderiram. Agora, em 2026, teremos 102 terreiros e 28 grupos de capoeira, com previsão de adesão de 1.200 pessoas que compartilham a mesma tradição, a mesma fé, e que enxergam a importância das bênçãos independentemente do credo”, afirma.  

Além disso, Neto de Azile reforça o convite a todos aqueles interessados em participar do evento. “Nós queremos fazer uma grande celebração, preparando o Carnaval do Maranhão com muita fé, tradição, paz e Axé. Então, nós convidamos a todos, todos serão bem-vindos independentemente da religião, para que venham compartilhar esse momento especial e venham celebrar conosco”, finaliza.

 

Serviço

O quê: Banho de Axé

Quando: 7 de fevereiro (sábado), às 16h

Onde: Praça Pedro II - Av. Dom Pedro ll, 140 - Centro, São Luís - MA

 

Por Júlio C 

Ascom Secma