Lei Aldir Blanc: obras literárias adquiridas por edital serão entregues a bibliotecas públicas e comunitárias

Cinquenta bibliotecas públicas e comunitárias de 35 municípios maranhenses receberão do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, 50 kits contendo 60 livros cada, de autores locais.  No total, 35 bibliotecas públicas municipais receberão os kits, além de 15 bibliotecas comunitárias (sendo 14 da capital e 1 do povoado Bom Lugar, no município de João Lisboa).

A cerimônia de entrega, restrita a convidados, será nesta sexta-feira, 15, às 15:30h, no Teatro João do Vale (Praia Grande) e terá as presenças do Governador em Exercício, Carlos Brandão, dos secretários de estado da Cultura, Anderson Lindoso; e da Educação, Felipe Camarão, além dos autores das obras selecionadas via Lei Aldir Blanc.

As obras foram adquiridas por meio do edital Fomento à Literatura Maranhense, da Lei Aldir Blanc (Lei de Emergência Cultural nº 14.017/20). Ao final do processo de entrega das obras selecionadas, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão (SEBP-MA), coordenado pela  Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL),  passou a ter 4.173 novos livros de escritores maranhenses. De imediato, o Governo do Estado fará a distribuição de 3 mil livros às bibliotecas cadastradas no SEBP-MA. As outras obras serão entregues ao longo do ano.

“Importante ressaltar, com essa iniciativa, a valorização da literatura maranhense, porque o que se observa é que o acervo nessas bibliotecas, de obras maranhenses, é muito pequeno, e essa é uma forma de valorizar e estimular a literatura maranhense nos municípios”, disse a diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Aline  Nascimento.

O edital Fomento à Literatura Maranhense selecionou obras de autores locais dos mais variados gêneros literários. Conforme previa o edital, foram adquiridos 100 exemplares por autor, com valor de até R$ 100,00, cada. Ou seja, o valor destinado ao pagamento de cada credenciado selecionado podia chegar até R$ 10.000,00.

“Nesse momento estamos priorizando surprir as bibliotecas públicas municipais. São vários gêneros literários, então é a oportunidade de se colocar em evidência a importância desse acervo”, finalizou Aline Nascimento.

O SEBP-MA

O Sistema Estadual de Bibliotecas do Maranhão, coordenado pela Biblioteca Pública Benedito Leite. O SEBP-MA é vinculado ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, órgão ligado à Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, do Ministério da Cultura.

O SEBP/MA realiza supervisões nas bibliotecas com o objetivo de detectar as condições de funcionamento das mesmas, a fim de dirimir dúvidas das equipes, garantindo assim uma melhoria na qualidade dos serviços prestados junto aos usuários.

Municípios que receberão os kits

Açailândia

Raposa

São José de Ribamar