Conexão Cultural 4: Secma divulga lista de habilitados pós-recursos

A  Secretaria de Estado da Cultura (Secma) divulgou nesta quinta-feira, 8, a relação dos habilitados do edital Conexão Cultural 4,  lançado no último dia 3 de março. No total, foram registradas 2.978 inscrições. Para esta edição serão pagos cachês individuais no valor de R$ 1.500,00, com recursos do tesouro estadual. Ao todo serão investidos mais de R$ 1,5 milhão nesta edição do projeto.

Na lista divulgada hoje está o resultado dos recursos de artistas que tiveram inscrição habilitada no edital, incluindo os que entraram com pedido de recurso (CONFIRA A LISTA AQUI) .

Foram diretamente inabilitados os proponentes que não apresentaram qualquer um dos documentos solicitados na fase de inscrição ou anexaram documentos inválidos.

A próxima fase é de divulgação da lista final de selecionados, que tem previsão para ser divulgada na segunda quinzena deste mês de abril.

O Conexão Cultural foi lançado em março do ano passado, como instrumento  para auxiliar artistas maranhenses impactados financeiramente com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Puderam ser inscritas produções artísticas inéditas, em vídeos, em várias modalidades artísticas. Cada inscrito pôde enviar 01 (um) vídeo e, caso habilitado, receberá o valor de R$ 1.500,00 pela produção.

Com a suspensão de festas, shows e qualquer outro tipo de evento público no Maranhão, conforme previa decreto estadual editado em março pelo governador Flávio Dino. O edital foi uma das estratégias adotadas para compensar a classe artística no período de paralisação total das atividades culturais.

“O Governo do Estado continua atento às necessidades da classe artística. E enquanto houver pandemia, a Secretaria de Cultura estará ao lado dos fazedores e fazedoras de cultura promovendo auxílios, editais ou quaisquer outros instrumentos que possam minimizar os impactos financeiros da pandemia”, disse o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso.