Acesso ao acervo digital da Biblioteca Benedito Leite cresce mais de 100% no período de março a maio

A Biblioteca Pública Benedito Leite dobrou o número de acessos ao seu acervo digital durante a quarentena. O número de consultas, que em março foi de 1300, subiu para 3.618 acessos agora em maio. O acervo está disponível no site da instituição, http://casas.cultura.ma.gov.br/portal/bpbl/acervodigital/  

“A Benedito Leite foi uma das pioneiras no Nordeste e no Brasil em trabalho de digitalização de seu acervo raro. Hoje, grande parte da sua coleção de obras raras, jornais maranhenses e diários oficiais encontra-se em formato eletrônico”, informou a diretora da BPBL, Aline Nascimento.

Já são mais de 8.000 documentos digitalizados a exemplo de O Conciliador do Maranhão (1821 – primeiro jornal do Maranhão), Revista Maranhense, Revista Elegante, Mentor Inglês (1829), Coleção de Leis do Maranhão (Século XIX), Almanaques Administrativos (documentos raros mais pesquisados), Crônica Maranhense e muitos outros.

Dos digitalizados, cerca de 3.500 estão disponíveis para consulta, na íntegra, na página da Biblioteca. “Cabe ressaltar que o acesso a essas obras se faz de uma das formas mais simples e democráticas em matéria de sites de busca na internet”, explicou Aline Nascimento.

Em recente manifestação pelas redes sociais da Biblioteca Benedito Leite, o professor e pesquisador da Universidade Federal do Maranhão, Flausino Spindola, elogiou o acervo.

“Como Matemático, agradeço a biblioteca pela digitalização da obra preciosa de Mélanges de Calcul Integral de Joaquim Gomes de Souza, Sousinha, o primeiro matemático brasileiro que se tem notícia. Esta Biblioteca não tem noção do bem que fez à comunidade matemática brasileira. Já baixei os volumes e enviei a vários Matemáticos do Brasil, pois esta obra para nós é considerada uma relíquia, e pretendemos colocar este encontro com nosso passado no site de nossa Sociedade Brasileira de Matemática. A ciência brasileira certamente terá um ganho imensurável com este conteúdo, seu impacto propagará o nome de Gomes de Sousa e a memória dos trabalhos pioneiros realizados no Maranhão”, comemorou.

Contatos

contatos

98 3227-9561
98 3235-2480
98 3235-8087
98 3268-2867

Links Úteis
Localização

localização