Oficina resgata a produção de máscaras tradicionais do carnaval maranhense

Com o objetivo de resgatar o uso de máscaras e adereços tradicionais do carnaval maranhense, o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho realiza, no dia 20 deste mês, uma oficina gratuita para confecção de máscaras carnavalescas. Durante o curso, os participantes aprendem técnicas para produzir suas máscaras para uso próprio ou para a comercialização.

Rogério Braga, aluno da oficina, pretende fazer as duas coisas. “A princípio, vim para aprender a confeccionar as máscaras que vou usar no carnaval, mas gostei tanto que pretendo fazer para mim e também para vender para amigos e foliões interessados”, afirmou.

A diretora do Centro de Cultura, Ana Cláudia Damasceno, explica que a oficina aborda técnicas para elaboração de máscaras forradas e decoradas, noções de modelagem, utilização de materiais na produção e métodos de colagem, como papel machê, gesso e outros. A ideia, segundo ela, é resgatar as tradicionais máscaras usadas no carnaval maranhense e, ao mesmo tempo, dar ao aluno condições para criar o adereço conforme a sua imaginação.

“Aqui os alunos aprendem a produzir as máscaras com técnicas tradicionais, artesanais e ecológicas, diferentes das industrializadas; além disso, o aluno consegue expressar sua criatividade e fazer algo próprio e característico”, acrescentou Damasceno.

A oficina está sendo ministrada pelo professor Pelé Fontenelle, no horário das 13h às 18h, no Centro de Cultura, na Rua do Giz, Centro Histórico de São Luís.

Contatos

contatos

98 3227-9561
98 3235-2480
98 3235-8087
98 3268-2867

Links Úteis
Localização

localização