Governo do Maranhão abre inscriçoes gratuitas para o Curso Técnico em Arte Dramática do Cacem

O Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem), equipamento cultural do estado vinculado à Secretaria de Cultura (Secma), abriu inscrições gratuitas para o Curso Técnico em Arte Dramática do primeiro semestre de 2020. Os interessados têm até o dia 13 de janeiro de 2020 para se inscrever na sede do Cacem, Rua Santo Antônio, 161, centro de São Luís. Acesse abaixo o edital completo, a ficha de inscrição e os textos teatrais exigidos para o seletivo.

EDITAL CACEM SELETIVO ALUNOS

FICHA DE INSCRIÇÃO EDITAL CACEM

Textos teatrais exigidos para o seletivo
A MEGERA DOMADA – WILLIAM SHAKESPEARE
A MULHER SEM PECADO – NELSON RODRIGUES
ANTÍGONA – SÓFOCLES
AS NUVENS – ARISTÓFANES
AUTO DA BARCA DO INFERNO – GIL VICENTE
CASA DE BONECAS – HENRIK IBSEN
GOTA D’ÁGUA – CHICO BUARQUE E PAULO PONTES
MEDÉIA – EURÍPIDES
O ARQUITETO E O IMPERADOR DA ASSÍRIA – FERNANDO ARRABAL
O CASTIGO DO SANTO – ALDO LEITE
O CAVALEIRO DO DESTINO – TÁCITO BORRALHO
O MENDIGO E O CÃO MORTO – BERTOLT BRECHT
O RINOCERONTE – EUGÈNE IONESCO
TARTUFO – MOLIÈRE
UM DEDO POR UM DENTE TEATRO – IGOR NASCIMENTO

Os testes serão realizados de 27 de janeiro a 06 de fevereiro de 2020, em três etapas. A primeira é eliminatória e constará de leitura e redação, tendo como referência textos teatrais relacionados no edital. A segunda, também eliminatória, será de provas práticas de Técnica Vocal e Expressão Corporal. E a terceira, classificatória consiste em prova prática de Mostra de Cenas, Jogos Teatrais e Entrevista.

Podem participar da seleção jovens e adultos com idade a partir de 17 anos. As aulas começam em 13 de fevereiro, de segunda a sábado, das 14h às 17h30.

A partir de 2020, o curso passa a ter duração de 3 anos e contempla técnicas de expressão corporal, respiratória e vocal, além de exercícios de improvisação e jogos de dramatização para o desenvolvimento criativo e melhoria da comunicação, aperfeiçoamento da capacidade de concentração e controle emocional.

O curso tem por objetivo formar profissionais para atuar nas áreas de teatro, cinema, áudio e vídeo. O técnico em arte dramática pode trabalhar como ator, radioator, cenotécnico, bonequeiro, contraregra, assistente de palco e de produção.

Sobre o Cacem
Escola de formação de atores em nível técnico (profissional) reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação, o Cacem oferece curso de formação em teatro, em seis semestres letivos, com duração de três anos. Em sua grade curricular constam 21 disciplinas que dão embasamento técnico para o aluno que deseja ingressar na carreira cênica abordando assuntos como História da Arte, História do Teatro, Interpretação, Expressão Corporal, Psicologia e Ética, Problemas do Teatro Brasileiro, Técnica Vocal, Canto, Dança para Ator, Teatro de Animação, Cenografia, Iluminação, Caracterização e Prática Supervisionada (Oficina de Montagem).

Contatos

contatos

98 3227-9561
98 3235-2480
98 3235-8087
98 3268-2867

Links Úteis
Localização

localização